A cada dia que passa me surpreendo com a quantidade de empresas que erram feio no português em anúncios,sites,propagandas,cartazes,etc. São inúmeras as trocas de "s" por "z" (e vice-versa), os erros de concordância,grafia errada, conjugação de verbos e por aí vai. Tudo bem que não podemos esperar que todos falem e escrevam corretamente,mas a minha surpresa surgiu de uma empresa multinacional.
O supermercado Carrefour da Rua Otaviano Alves de Lima,no Bairro do Limão (em frente ao Estadão) conseguiu uma grande façanha ao anunciar sua oferta de Bolo Inglês."Bolos inglês" é uma certeira falta de concordância.Poderia ter usado "Bolos Ingleses",aí vai... Isso não é o que se espera de uma das maiores empresas de supermercados do país. Não resisti; e click neles.
As decepções não param por aí.Uma grande empresa de viagens para o Japão publicou em seu site um dos piores erros que eu já vi na vida. Visualizar tem som de "z", concordo.Mas "vizualizar" foi o fim da picada para uma empresa que pretende transportar passageiros por um preço absurdo!!
Está lá...disponível no site para todo mundo ver...
E ainda há as placas de "vende-se casas" ,"aluga-se casas",entre outras ...
No site "Placas erradas" (http://www.placaserradas.com.br/pagina_inicial.htm) você vê uma porção de placas que foram fotografadas principalmente no Nordeste. Na maioria delas,as pessoas escreveram como falam.São inúmeros letreiros encontrados em muros,fachadas,avenidas e estradas.
Imagine que você está andando na Estrada que vai de Salvador a Tanquinho e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana está promovendo uma obra em um bairro.Você espera encontrar essa grafia de "próprios" ?"Paivimentação"? E em uma placa de sinalização de estrada, você imagina ver "proíbido"???
No site do Yahoo Fotos(http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/fotos_e_rumos/album?.dir=/31bf&.src=ph), dá pra conferir a ausência de aprimoramento da grafia.Várias palvras contém erros pelos mesmos motivos que citei acima:por escreverem do jeito que falam. Atualmente estou lendo o livro do Marcos Bagno "O Preconceito Lingüístico", que diz sobre os mitos de falarmos o português melhor do que outras regiões do país e pior que os portugueses.Acredito que Bagno esteja certo não só neste aspecto, afinal a língua existiu bem antes da escrita e quando éramos crianças escrevíamos do jeito que falávamos.Não é um "erro mortal" esse jeito errado encontrados nas placas Brasil afora, só mostra que devemos fazer uma reforma na gramática e aprimorar a educação de milhões de brasileiros.
Encontrei um site que só fala de falhas (http://www.falhanossa.com/ComerciaisPlacas.htm) , que vão de filmes hollywoodianos aos erros da Copa. descobri dois erros de jornais; um no "obituário" de um ex-vereador e um no anúncio aos gentis ladrões do som do carro de um senhor.
8 comentários:
É realmente lastimável a maneira como a maioria dos brasileiros são educados em nossa ligua portuguesa.
Não sei qual é a melhor.
No site de placas erradas tem um efeito dominó de "tauba" sensacional.
realmente. quem sabe enxergar o erro sente dor quando anda pela cidade. não pise na grama (quando o certo é não pise a grama), entrega a domicílio (quando o certo é em domicílio), risco de vida (quando o certo é risco de morte), aluga-se casas, como vc falou... tudo isso é muito comum. tem uns que arggghht!! dá até arrepio!!
o pior é ouvir pessoas falando errado. pra mim isso é que nem giz quando faz aquele barulhinho na lousa que dá aflição, sabe? pra mim fazer, vamos estar fazendo, a gente vamos... pega muito mal pra pessoa. depois que alguém fala isso não consigo prestar atenção em mais nada do que ela diz, só fico reparando no erro. ai, e como dói...
Vou ser obrigado a defender o risco de vida, até hj não consigo usar risco de morte afinal todos nós no seu dia a dia estamos sujeitos a esse risco. Sem contar q é infinitamente mais bonito e poético...rs
Viva o risco de vida!!!
ah, e renato, e eu sei q vc nao vai gostar dessa tb, se corre atrás do lucro, não do prejuízo... hahaha
O significado de "correr atrás do prejuízo" é simples:
Nesse mundo capitalista,a gente precisa atrair o lucro,quanto ao prejuízo,temos que correr atrás pq é ele que todo mundo quer prender,linxar e etc...
_putz...péssima.
He he he he...agora a questão é prejuízo??
Simples: a gente corre atrás do lucro e o prejuízo é que corre atrás da gente...
He he he he
Uia é mesmo.
Não tinha pensado nessa real [e mais possível] possibilidade.
^^!
Postar um comentário